Seguidores

Dicas para bordado, crochê e tricot

Copiei do site da Coats Crafts e referem-se aos cuidados que devemos ter no manuseio de nossos trabalhos artesanais com linhas ou lãs.

1. Sempre lave as mãos antes de iniciar o trabalho e sempre que perceber que estão suadas, para evitar que o suor manche o trabalho.

2. Guarde o trabalho em uma sacola ou cesta apropriada quando não estiver bordando, para protegê-lo da poeira, respingos, etc.

3. Use fios de aproximadamente 45 cm de comprimento, para evitar que os fios formem nós, fiquem torcidos ou desfiem quando estiver bordando.

4. Lavar à máquina: Temperatura máxima de lavagem a 95º. Contudo, deve sempre respeitar as instruções de lavagem dos tecidos. São necessários cuidados especiais quando usa linhas metálicas e de viscose.

5. Secar à máquina: Seque em velocidade lenta, de preferência use um saco de proteção branco.
6. Lavagem à mão: Lave cada trabalho separadamente. Prepare o molho com água na temperatura de 60º em grande quantidade e assegure que o sabão seja neutro e esteja completamente dissolvido antes de mergulhar o trabalho.

7. Sabão em pó: Se usar sabão em pó, use sabão sem branqueador e sempre em pequenas quantidades. Nunca utilize sabão em pó com cloro. Podem-se utilizar os produtos recomendados na lavagem de roupa delicada.

8. Enxaguar: Enxague o trabalho diversas vezes em água corrente abundante.

9. Secar: Não torça o trabalho. Enrole entre duas toalhas ou outro tecido bem absorvente na cor branca, espremendo gentilmente, sem torcer. Não deixe que o trabalho enrole sobre si mesmo.

10. Secar horizontalmente: Não torcer!Nunca deixe o trabalho úmido dobrado ou empilhado.

11. Passar: Passe a ferro do avesso sobre uma superficie macia ou entre duas toalhas. Siga as instruções recomendadas para os tecidos. Use o ferro de passar não muito quente. Não use vapor.
12. Engomar: Se desejar engomar o trabalho, prepare a goma seguindo as instruções do fabricante. Mergulhe o trabalho inteiramente na solução, deixe alguns minutos e retire deixando escorrer bem. Não torça o trabalho; proceda como mencionado acima para tirar o excesso de água: Desenrole e estenda o trabalho sobre uma toalha em superfície plana.

13. Compre sempre a quantidade necessária de meadas para fazer todo o trabalho, pois podem haver diferenças entre os lotes de tingimento. As meadas possuem número de lote para facilitar a sua compra.

Abraços meninas...

2 comentários:

Lucy disse...

Olá Renata.
Obrigado pelas dicas, são muito importantes para ter um final de trabalho lindo e caprichoso.
Beijão da Lucy

Sonia Facion disse...

Oi Renata!!!

Tanks pelas dicas.

bjks e boa semana.

Sonia

Photobucket

" Uma rede de corações batendo ligadinhos no Crochê e cia by Renatta "

 
by Templates para novo blogger BlogBlogs.Com.Br